domingo, março 16

"Os lugares que conhecemos não pertencem tampouco ao mundo do espaço, onde os situamos para maior facilidade. Não eram mais que uma delgada fatia no meio de impressões contíguas que formavam a nossa vida de então; a recordação de certa imagem não é senão saudade de certo instante; e as casas, os caminhos, as avenidas são fugitivos, infelizmente, como os anos."

(Proust)

"Pensou: 'Muito barulho à toa, por nada. Por nada'. Essa vida era–lhe dada à toa, ele não era nada e, no entanto, não mudaria mais. Estava formado. Tirou os sapatos e ficou imóvel, sentado no braço da poltrona, um sapato na mão. Sentia ainda no fundo da garganta o calor adocicado do rum. Bocejou. O dia estava acabado e acabava sua mocidade. Morais comprovadas já lhe ofereciam seus serviços. O epicurismo¹ desabusado, a indulgência² sorridente, a resignação, a seriedade de espírito, o estoicismo³, tudo isso que permite apreciar, minuto por minuto, como bom conhecedor, uma vida malograda. Tirou o paletó, pôs–se a desfazer o nó da gravata. Repetia bocejando: – Não tem dúvida, não tem dúvida, estou na idade da razão”

(Sartre)
¹ epicurismo: a doutrina, a forma de viver ou de proceder daqueles que só procuram o prazer; sensualidade; desregramento de costumes.
² indulgência: clemência; condescendência, tolerância; remissão das penas relativas aos pecados; perdão.
³ estoicismo: doutrina filosófica de Zenão que pretendia tornar o homem insensível a todos os males físicos e morais.

“Olhais para o alto, quando aspirais por elevação. E eu olho para baixo, porque estou elevado. Quem de vós pode ao mesmo tempo rir e estar elevado? Aquele que galga as mais altas montanhas ri de todas as tragédias lúdicas e de todas as tragédias sérias.”

(Nietzsche)


Nota: Homenagem à descoberta milionária de uma coleção de livros dos maiores pensadores. Aqui, todos ao meu alcance.

4 comentários:

Sah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cana e açúcar disse...

oque? uma descoberta de livros?
opaaaa, tem algum ae pá eo? tipo jogado de canto q vc n tá lendo
(tem q ser bom hein, no nipe desse ae)
=)

eu ia abrindo o dicionario na net antes de terminar de ler já, ae quando ia abrir vi q vc coloco o significado das palabras abaixo

thanks, vc foi encantadora

cana e açúcar disse...

Ahh claro que tem!
Tem pra todas, o que é meu é de vcs =)


Manda o endereço que eu envio por sedex, ou me chama pra sair ;D

E fico encantada com o encantadora.
muito admirável de sua parte usar este adjetivo!
aiuahiuahuia

Se lermos essas coisas daqui uns anos todas podemos dividir o premio nobel, que tal?! =D

cana e açúcar disse...

hahaha
claro claro
dividiremos

foi encantandor da sua parte ficar encantada quando te chamei de encantadora
q encanto!!!
=)

eu acho q essa sugestao de te eu te chamar pra sair foi uma direta
hihi

vou te chamar encantante
bjo